Grana, glamour e gospel
PLANO DE AULA
MARCOS ALVES DE ANDRADE
Vitória da Conquista
2008
A sala de aula é o melhor lugar para se discutir religião
Número de aulas planejadas: Duas.
Objetivos:
Criticar o discurso dos grupos religiosos.
Analisar a matéria “Grana, glamour e gospel”[1].
Introdução:
A expressão bíblica: “A benção de Deus enriquece e não decepciona”[2] tem motivado muitas pessoas a correrem atrás de riquezas, valorizando mais o ter do que o ser. Para tais pessoas ser rico é uma bem-aventurança, mas qual é mesmo o papel da religião? A que se propõe a doutrinação religiosa?
A reportagem "Grana, Glamour e Gospel", da Revista Veja, aborda a postura da bispa Sônia Hernandez. Diante do exposto pela mídia, é possível ter uma noção da filosofia de vida dessa religiosa e as implicações de sua postura.
A partir da análise desse projeto de marketing religioso, que bem se adapta à visão de mundo dos emergentes sociais, é possível desencadear uma discussão plausível sobre o papel da religião em nossa sociedade.
Atividades[3]
Após a leitura do texto de VEJA, discutir com os alunos os seguintes aspectos: - Na opinião da turma, qual é a origem social da maioria dos adeptos da Renascer em Cristo? Eles são "empresários ansiosos por alavancar seus contracheques" ou pessoas humildes que dirigem à bispa "dezenas de cartas com pedidos de emprego"? - A igreja Renascer em Cristo é associada ao neopentecostalismo. O que significa pentecostalismo? Ele é exclusivo das igrejas evangélicas ou pode ser usado para setores da Igreja Católica como a Renovação Carismática? É possível aproximar, em termos de sucesso junto ao público e a mídia, a bispa Sônia Hernandes e o padre Marcelo Rossi, da Renovação Carismática? - Que imagem a bispa transmite aos fiéis? A do