A importância do administrador na organização pública, privada e 3º setor
De acordo com o Conselho Regional de Administração-CRA o administrador é o Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.
As funções de planejamento, organização, controle, coordenação e comando que são primordiais de administração, surgiram no século XX por Fayol. São funções básicas que se aplicam atém hoje em todo tipo de organização.
Para uma organização ser bem-sucedida em alcançar seus objetivos, satisfazer suas responsabilidades sociais, ou ambas as coisas, ela depende dos administradores. Se os administradores fazem bem seu trabalho, a organização provavelmente atingirá suas metas. E se as grandes organizações de uma nação realizam seus objetivos, a nação como um todo irá prosperar.
A administração como área de conhecimento pode contribuir com soluções adequadas que visa minimizar problemas, algumas técnicas em administração podem ali tornar ferramentas importantes para desenvolvimento dessas organizações. Temas da administração como planejamento, gestão de projeto, marketing, finanças, auditorias, liderança, motivação, qualidade total, pensamento estratégico, analise de valor, princípios de humor e bom senso, ética negocial e competência essencial, antes utilizada somente em empresas privadas ou públicas, podem também ser instrumentos para uso voltado a alcançar seus objetivos.
E aí entra o administrador, que de acordo com Chiavenato (2003), o desempenho do seu papel significa uma série de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo definidos como: papéis interpessoais, informacionais e decisórios.
Os papéis interpessoais representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às