Humanização na saúde coletiva
HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA Humanização na Saúde Coletiva
Profa. Patricía Koukidis
1
O que é Saúde Coletiva?
São as técnicas e os conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
2
O que é Humanização na Saúde?
A „humanização‟ em saúde volta-se para as práticas concretas comprometidas com a produção de saúde e produção de sujeitos (Campos, 2000) de tal modo que atender melhor o usuário se dá em sintonia com melhores condições de trabalho e de participação dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde (princípio da indissociabilidade entre atenção e gestão). Este voltar-se para as experiências concretas se dá por considerar o humano em sua capacidade criadora e singular inseparável, entretanto, dos movimentos coletivos que o constituem.
3
No campo da saúde, humanização diz respeito a uma aposta ético-estético-política: Ética porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e co-responsáveis; Estética porque relativa ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas; Política porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS.
4
O compromisso ético-estético-político da Humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de coresponsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.
5
Humanização na Saúde Coletiva Tem inicio em 2003 com a criação da politica Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. O HumanizaSus visa uma alteração dos modelos de atenção e Gestão da Saúde,priorizando a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a eqüidade das ofertas em saúde.
6
Política