Biossegurança
Política Nacional de Humanização/Humaniza SUS
Políticas de Saúde
Camila Costa RA: B2734I-S
Célia Aparecida RA: B29DJF-9
Daniela Tobias RA: B41EBJ-S
Erika Rodrigues RA
Kelly Torres: B33572-6
Kelvi Diniz RA: B3687C-9
Vanessa Aparecida RA
Santos, 05 de novembro de 2012
Profª Lourdes
Introdução
É evidente que a saúde no Brasil vive um período de grande amadurecimento e melhora no que diz respeito a tratamento, diagnóstico e principalmente pesquisas científicas. Entretanto, é bastante evidente que muito ainda precisa ser feito. A humanização ainda não se tornou exemplo de saúde na nossa sociedade. Pensando nisso, o Governo Federal decidiu criar uma Política Nacional de Humanização. O trabalho a seguir irá discorrer sobre a introdução do Sistema Único de Saúde em nosso país e sobre as principais necessidades na melhora desse sistema. A Política Nacional de Humanização surgiu a partir de 2003, com o intuito de melhorar o atendimento, a gestão e a participação dos estados e municípios no que diz respeito à humanização da saúde no Brasil.
O tema também abrange assuntos como os principais princípios da PNH, os métodos utilizados, as principais diretrizes, forma de gestão, etc. e visa acrescentar informações úteis relacionadas à Política Nacional de Humanização.
Sistema Único de Saúde
“A saúde é direito de todos e dever do estado”. Essa foi uma grande conquista do povo brasileiro. Em 1988 através da lei de nº 8080/90 foi criado o Sistema Único de Saúde, que afirmou em sua criação, o direito a universalidade, equidade e integralidade. Com esse sistema, apontamos para o fim de uma época onde apenas o tratamento de patologias era o importante, passando a focar também na promoção e prevenção, a fim de garantir mais qualidade de vida a toda a população.