papel do administrador publico
O administrador Público deve ser eficiente , eficaz e efetivo para estar à frente de uma Organização, desta maneira solucionar e superar os problemas que surgirem, deve ser um agente de mudanças e transformações, levando-as a novos rumos, novos processos, objetivos, estratégias. Tecnologias e patamares, um agente educador e orientador, pois sua orientação modifica comportamentos e atitudes de pessoas.Um agente cultural com com estilo de administração transforma a cultura organizacional.
Maximiano (2006), define paradigmas que servem de modelos ou padrões para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las na administração, tais paradgmas representam premissas, modelos de gerenciamento ambiental das organizações.
Por exemplo, A administração da qualidade parte da premissa que as empresas conseguirão conquistar clientes, uma vez que garantirão a qualidade dos produtos e serviços em toda cadeia de valor, desde a compra da matéria-prima até o serviço de pós-venda.
Em relação aos modelos, o burocrático, objetiva profissionalizar, formalizar e organizar hierarquicamente uma organização, modelo japonês de gestão, atinge qualidade total através da produção enxuta e da integração todos os funcionários.
A Administração trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos. Diferencia-se das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação nas organizações.
"Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos