O papel da urodinâmica
OBJETIVO: Reunir as mais relevantes evidências e atuais recomendações sobre o papel da urodinâmica no diagnóstico e tratamento da incontinência urinária da mulher.
METODOS: Revisão da literatura realizada através de busca ativa nas bases de dados Cochrane Register of Controlled Clinical Trials (CENTRAL) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) com seleção de 20 artigos dentre 48 analisados no período de abril de 2012 a fevereiro de 2013.
RESULTADOS: Apenas 63%das pacientes com incontinência urinária têm sua queixa confirmada no estudo urodinâmico. Dentre as pacientes com queixa de incontinência urinária de esforço, 20% possuem avaliação urodinâmica normal. A comparação da taxa de sucesso cirúrgico entre as pacientes que realizaram estudo urodinâmico pré-operatório (76,9%) e as que não realizaram essa avaliação (77,2%)não foi estatisticamente significativa.
CONCLUSÃO: O estudo urodinâmico não é indispensável quando realizado no pré-operatório para cura de incontinência urinária de esforço genuína. Também é dispensável nas candidatas a tratamento conservador mas é essencial em pacientes neuropatas,nas que apresentaram falha cirúrgica e naquelas com incontinência urinária complexa.
Sumário
1- Intodução pag.05
2- Método pag.06
3- Resultados pag.06
4- Discussão pag.08
5- Conclusão pag.09
6- Referências Bibliográficas