incidencia de IU em mulheres que frequentam o grupo de fisio modificado

2486 palavras 10 páginas
Incidência de incontinência urinária em mulheres que freqüentam o grupo de Fisioterapia da Vila do Alto da Boa Vista, Santa Maria, RS.

1 INTRODUÇÃO

A incontinência urinária é um problema de saúde que tem sido encontrado em todas as faixas etárias, entretanto destaca-se nas pessoas mais idosas podendo ocasionar mudança de comportamento quer que seja no contexto social e no familiar, levando muitas vezes à dependência física e social, decorrente de fatores funcionais e ambientais.
Para que se entenda melhor o que é incontinência urinária, deve-se rever o mecanismo fisiológico da mesma.
O trato urinário inferior (TUI) consiste de bexiga e uretra, que funcionam como uma unidade. O TUI se divide em duas fases: uma de armazenamento, que é o enchimento da bexiga com urina e outra de condução e esvaziamento vesical, eliminando a urina armazenada (WYMAN, 1991).
Sua função normal depende de vários fatores, como integridade anatômica da bexiga, uretra e do sistema neurológico, pois permitem o controle voluntário da micção, capacidade física e vontade psicológica da pessoa em realizar atividades associadas à sua higiene corporal (CALAIS-GERMAIN, 2005).
A fase de armazenamento da urina depende do músculo detrusor estável (músculo da bexiga); as contrações são inibidas quando a bexiga se distende, acomodando um bom volume de urina. Alem do detrusor estável, a fase de armazenamento requer um esfíncter uretral elevado e a uretra fechada (WYMAN, 1991).
Durante a fase de enchimento da bexiga, a pressão intra-uretral deve ser maior do que a pressão intra-vesical, ou seja, a continência é mantida enquanto a pressão uretral for maior que a pressão intra-vesical. Nessa fase, o mecanismo de resistência uretral é aumentado pela musculatura do assoalho pélvico e a inibição das contrações do detrusor (pelo SNC) permite que a bexiga continue a se encher até uma capacidade funcional máxima.
A fase de esvaziamento da bexiga depende da contração voluntária do músculo detrusor em

Relacionados

  • Atuação da Fisioterapia
    56833 palavras | 228 páginas
  • 7 Guilhardi J
    231059 palavras | 925 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas