RESUMO HIDRATA O CUTANEA
RESUMO
Hidratação Cutânea – Prevenção do Envelhecimento
O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem, sem manchas ou rugas. Entretanto, com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificarão seu aspecto gradativamente, caracterizando o envelhecimento cutâneo. E é justamente por esse motivo que surge uma preocupação tanto da população quanto dos profissionais da área da cosmetologia e estética. Mas antes de adentrarmos ao mérito devemos entender os motivos que causam essas transformações que são as alterações que decorrem do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele, para posteriormente analisarmos os avanços tecnológicos que retardam tal fator.
Sendo a pele o maior órgão exposto do corpo humano, constituída por três camadas, a epiderme, derme, hipoderme e a sua aparência depende de vários fatores como: idade, alimentação, sexo, clima e estado de saúde do individuo. A epiderme é a camada mais externa da pele e tem como função proporcionar uma barreira protetora contra o ambiente externo, bem como retenção hídrica, eletrólitos e nutrientes. Já a derme localiza-se abaixo da epiderme sendo responsável pela defesa imunológica e por fim a hipoderme que está embaixo da derme e é composta por tecido adiposo estando envolvida no isolamento térmico e depósito nutricional.
O envelhecimento cutâneo esta relacionado a fatores genéticos, o cronoenvelhecimento ou envelhecimento intrínseco, relacionado a diminuição da expectativa de vida celular, apresentando-se pele fina, flácida, pálida e ressecada. O outro fator é ambiental ocasionado pela exposição solar, o foto envelhecimento ou envelhecimento extrínseco, que conduz a degeneração das fibras elásticas e colágenas que levam ao envelhecimento precoce. O envelhecimento pode esta ainda associado ás doenças degenerativas, alterações moleculares e lesões celulares desencadeadas pelos radicais livres.
Vale ressaltar que ao longo da vida