O papel da Escola na Educação Sexual da Juventude
O presente trabalho é um estudo científico, feito no âmbito da conclusão do curso em ciências da educação, opção sociologia, com o tema «O papel da escola na educação sexual da juventude»
Antes de tudo gostaríamos de dizer que um estudo com esta temática e dimensão pode ser desenvolvido em diferentes perspectivas académicas, apresentamos neste estudo uma abordagem sociológica.
Estudamos o papel que a escola desempenha na educação sexual da juventude, tendo em conta a sua relação com a família, os meios de comunicação social, o fenómeno da globalização e as demais instituições sociais.
Bem como a relação dos conteúdos escolares com as diversas culturas de onde são provenientes os jovens que constituem a população estudantil e compreender como a escola pode influenciar o comportamento dos jovens, especialmente na sua educação sexual.
Situação Problemática
Considerando que do ponto de vista da ciência as pesquisas, «são processos para a resolução de problemas complexos. E sob o ponto de vista estritamente científico, toda boa pesquisa é também geratriz de problemas» (Santos 1992: 39).
O problema que se impõe neste estudo, é o de analisar alguns aspectos da vida da juventude, sobre os quais com muita frequência ouvimos reclamações da sociedade, através dos meios de comunicação, dos mais velhos e não só.
O comportamento sexual tem sido um dos aspectos sobre o qual a sociedade mais reclama ou critica, estando em relevância os abortos provocados, a forma como os jovens encaram o namoro e a vida sexual, que muitas vezes se apresentam como sendo motivadores de casamentos precoces, em alguns casos o grande número de filhos por jovem, muitas vezes sem formação ou emprego, a forma de vestir e o facto de os jovens constituírem a faixa etária da população mais afectada pelas doenças de transmissão sexual.
Será que a escola realmente forma uma consciência crítica nos estudantes, em matérias de educação sexual?
Qual o papel da escola na educação