Bernard Tschumi
Histórico
Bernard Tschumi nasceu em 1944, em Lausanne, Suíça.
Hoje, trabalha e vive nos Estados Unidos e na França.
Estudou até 1969 na Escola Politécnica de Zurique.
Entre 1970 e 1979, foi professor na Associação de Arquitetura de Londres e Diretor da Faculdade de Arquitetura na Universidade de Columbia desde 1988.
Bernard Tschumi é conhecido internacionalmente pelo seu projeto para o Parc la Villette, em Paris, que é geralmente referido pelos críticos de arquitetura, como um dos primeiros exemplos da arquitetura Descontrutivista.
Bernard Tschumi
Em 1985, o arquiteto organizou a exposição "A Space, a Thousand Words", que originou, mais tarde, a produção de "Manhattan Transcripts" - colagens e desenhos sobre os quais o arquiteto publicou seus primeiros ensaios sobre a notação arquitetônica.
Construiu diversos módulos experimentais, chamados por ele de "folies" e utilizados no projeto do Parc La Villete.
Bernard Tschumi é considerado um dos grandes teóricos da arquitetura contemporânea. Desde os anos 70 vem construindo uma reputação em torno da questão intelectual, sendo considerado um teórico de alto nível e um vanguardista. Para ele “não existe arquitetura sem a cidade, ou a cidade sem arquitetura”.
Após ganhar o concurso para a construção do Parque La Villette em Paris em 1982, Bernard Tschumi ganhou lugar de destaque entre os arquitetos contemporâneos e fama internacional.
O pensamento de Bernard Tschumi
Para Bernard Tschumi a arquitetura não é o conhecimento da forma, mas sim, uma forma de conhecimento. O arquiteto diz não ter interesses nas questões meramente formais da arquitetura, questionando a relação entre a arquitetura e o programa, entre o espaço e seu uso. Para ele, não existe arquitetura sem evento e sem programa. Em sua abordagem teórica, chama de “notação arquitetônica” os interesses pragmáticos e formais do discurso arquitetônico e da sua representação.
Para Tschumi, todas as