Parque La Villette - Bernard Tschumi
1. Sobre o método de criação do arquiteto selecionado:
1.1 Qual o processo de projeto / método de criação do arquiteto selecionado?
Tschumi no processo de criação de seus projetos tem por método de criação a análise de questões e polêmicas culturais, sujeitando-se inúmeras vezes a se ter como base a arte, seja ela da forma que for, mas de forma mais enfática no cinema, fotografia e literatura.
1.2 Em que linha de pensamento arquitetônico o arquiteto se insere, e quais suas características principais?
Tschumi segue a linha de pensamento do “desconstrutivismo”. Onde ele procura refletir sobre a sociedade contemporânea, na qual a forma é fruto da sua deformação, ou seja, suas obras seguem as consequências causas por problemas sociais por exemplo, assim os colocando à tona, os ironizando, e de forma geral, trazendo uma solução, já que depois de serem expostos acabam trazendo um pensamento construtivo e de melhora nas pessoas.
1.3 Características específicas do processo de criação do arquiteto em questão:
Tschumi tem uma forma diferente de pensar a arquitetura, onde ss componentes arquitetônicos nunca tentam, em suas obras, transcenderem as contradições entre o homem, os eventos e os objetos; mas, buscam trazê-los à uma nova síntese caracterizada por uma relação dinâmica, de reciprocidade ou conflito.
1.4 Instrumentos projetuais utilizados na criação do projeto de análise:
O arquiteto Tschumi utiliza de parâmetros para seus projetos justamente o que lhe fez se ornar referência na área; não olhar a arquitetura apenas como algo estético, mas como algo volumétrico, por estudar e desenvolver estudos sobre o tema. Através de estudos, sobre inúmeras áreas, que interpretem o ser humano, o espaço em que vive, como vive, o que faz etc., é que Tschumi utiliza para desenvolver seus projetos.
1.5 Qual a especificidade (aproximações ou distanciamentos) do projeto em análise em relação aos outros projetos do mesmo arquiteto?
O arquiteto em