O PAPEL DA ENFERMAGEM NOS EXAMES COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO DO TRATO INTESTINAL
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de:
Fundamentos de Enfermagem II
Docente: Gorete Martins
Trabalho elaborado por : Andreia Castro nº 17876
Conteúdo
1. Exame de Fezes
Os exames de fezes, pode ajudar a fazer o diagnóstico de distúrbios do trato gastrointestinal, que incluem fezes para o sangue oculto, fezes para ovos e parasitas, cultura de fezes e fezes para lípidos.
2. Colonoscopia Este exame permite visualizar internamente a mucosa do cólon e reto e a parte terminal do intestino delgado (ileocolonoscopia) Permite detetar as várias patologias que afetam o trato digestivo inferior, como diarreia, obstipação, dor abdominal, sangramento baixo, tumores e colites.
2.1 Preparação intestinal O intestino deverá estar isento de fezes, pois se este contiver fezes, pode levar á interrupção do exame e á não visualização de alterações na mucosa intestinal, como pólipos, por exemplo. O utente deverá adquirir um produto de limpeza e instruções detalhadas de como deve ingeri-lo pelo menos 4 dias antes do exame. Depois de iniciar a preparação, o utente não deverá ingerir alimentos. Se o utente estiver a tomar algum tipo de laxante deverá continuar com a sua administração, pelo contrário certos medicamentos, deverão ser suspensos 7 dias antes do exame, nomeadamente a aspirina e medicamentos que contêm ferro. Outra precaução a ter em conta é a realização de análises para avaliar a coagulação: hemogramas com plaquetas e a protombina.
2.2 Procedimento
1. O doente deverá colocar-se em decúbito lateral esquerdo com os joelhos fletidos;
2. O colonoscópio deverá ser lubrificado;
3. O tubo será introduzido no ânus e uma pequena quantidade de ar é instilada, para facilitar a visualização da luz intestinal;
4. Quando o tubo atinge a junção sigmóidea, o doente coloca-se em posição supina;
5. A realização do exame