Estudo de caso hepatopatia
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS – CESSIN
ENFERMAGEM BACHARELADO
ANNA KARDINELLE SILVA ARAUJO
ESTUDO DE CASO DE CRIANÇA COM HEPATOPATIA CRÔNICA
SÃO LUIS
MA
ANNA KARDINELLE SILVA ARAÚJO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: ESTUDO DE CASO DE CRIANÇA COM HEPATOPATIA CRÔNICA
Estudo de caso do Estágio Supervisionado II em Saúde da criança e do adolescente direcionado a Universidade Estadual do Maranhão para obtenção parcial da nota.
Preceptor (a):____________________
SÃO LUIS
MA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESCRIÇÃO DO CASO 4
3. FARMACOLOGIA 5
4. DIAGNÓSTICOS E INTERVEÇÕES DE ENFERMAGEM 12
5. EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM 13
6. PLANO DE ALTA 14
7. DISCUSSÃO 15
8. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIA 18
1. INTRODUÇÃO
Um amplo espectro de doenças hepáticas crônicas pode se manifestar na faixa etária pediátrica, seja ao nascimento, nos primeiros anos de vida ou mais tardiamente. As hepatopatias crônicas acarretam importante impacto na morbimortalidade, nos custos da saúde e na dinâmica familiar. Pode haver progressão para cirrose e falência hepática, com todas as suas complicações. (CABRAL, 1996).
O diagnóstico diferencial das hepatopatias crônicas na faixa etária pediátrica envolve uma longa e heterogênea lista de doenças, de diferentes etiologias (infecciosas, alterações anatômicas, genéticas ou metabólicas), idade de início dos sintomas e com diferentes prognósticos.
As hepatopatias crônicas podem se apresentar de diversas maneiras. Alguns pacientes com quadro sugestivo de hepatite aguda podem exibir sinais de cronicidade ou manter anormalidades nos testes de função hepática após um aparente quadro agudo. Outros podem ser reconhecidos apenas após complicações como ascite ou hemorragia digestiva. Também é comum a identificação da hepatopatia, quando testes de função hepática são realizados como parte do exame médico de rotina em pacientes assintomáticos ou