O papel da empresa no sistema economico brasileiro
Atualmente o sistema que rege a economia do nosso país é o capitalista, onde
“os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas” (Site Wikipedia).
Apesar do Brasil ter uma economia forte e sólida, com a agricultura, indústria e serviços se expandindo cada vez mais, e estando em 7° lugar no ranking das maiores economias mundiais (conforme dados de 2011), o país não segue a linha do bem estar e do desenvolvimento, e sim a dos juros, pois quer alcançar grandes lucros cobrando taxas ainda maiores.
Mas isso tende a mudar, pois o governo já começou a dar os primeiros passos, reduzindo aos poucos a taxa básica de juros Selic, e ainda, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também reduziram os juros, encaminhando o mercado financeiro para um nível melhor, alcançando a 6ª posição em reservas monetárias mundiais, e caindo para o 30º lugar entre as maiores dívidas externas.
Conseguiremos terminar o ano com crescimento da economia e diminuição da inflação. Dessa forma, nossa economia apresenta fatores favoráveis para um crescimento econômico que poderá ajudar a resolver a questão da dívida externa que há anos não conseguimos pagar.
Há outros fatos que comprovam que o Brasil é capaz de melhorar sua economia. Produz grande quantidade de petróleo, mais do que utilizamos. O pré-sal pode fazer com que venha a ser um grande produtor de óleo. É o maior exportador de etanol (biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar) do mundo.
“A solidez da economia brasileira está ainda