O papel da educação no desenvolvimento de um país
A educação é elemento essencial para o desenvolvimento social e econômico de qualquer sociedade. É consenso geral que se deve investir na área desde a educação básica, buscando-se uma formação sólida, de caráter motivador. Nesse sentido, faz-se necessário prezar pela qualidade da formação do docente, principal incentivador desse cenário, e contar, igualmente, com recursos tecnológicos que tornem o aprendizado um caminho divertido e acessível.
A educação tornou-se, para muitos, não só uma oportunidade de ascensão profissional, mas o único meio de uma progressão financeira e social. O ganho, nestes casos, não é só do indivíduo, mas da coletividade, que se beneficia com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e civilidade.
Estudos demonstram que o investimento governamental, logo nos primeiros anos do ensino, proporciona um ganho futuro em padrões de saúde pública, de economia e até mesmo em nível de sustentabilidade. Além disso, uma educação básica sólida, de qualidade, motiva e dá a segurança necessária ao aluno para prosseguir em seus estudos, aumentando seu leque de oportunidades .
É fator decisivo de estímulo para o aluno, a habilidade e a competência do professor em conduzi-lo durante a sua jornada acadêmica. Nesse sentido, a capacitação regular do professor é fator primordial para garantir e manter o nível de ensino desejado, bem como uma remuneração honrosa, que dignifique a sua dedicação e responsabilidade com a sociedade.
Ainda como um fator de motivação, o ensino conta hoje com recursos notáveis, como por exemplo, a internet. O compartilhamento de informações torna o impossível real. Pode-se visitar as salas de um museu do outro lado do mundo. Da mesma forma, participar de uma aula em uma instituição de ensino em qualquer lugar deste ou de outro país. Prescindir do recurso tecnológico é restringir a diversidade de conhecimento que se pode