O Papel Da Avalia O Na Aprendizagem
Universidade Aberta do Brasil
Pólo Balneário Pinhal
Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância
Ivana Messa
Tutores: Eduardo Ingrassia
Simone Santos
Turma: 4
Balneário Pinhal; Março, 2014
O papel da avaliação na aprendizagem
Quando iniciamos nossos planejamentos, colocando em prática as metodologias de ensino escolhidas e dando continuidade diariamente aos planos, em determinado momento precisamos analisar se neste período esta de fato ocorrendo a aprendizagem. A avaliação nestes andamentos é fundamental já que a partir dela poderemos perceber se estamos ou não alcançando nossos objetivos.
Os professores dos anos iniciais por terem um período maior com seus alunos são favorecidos a essa pratica avaliativa mediadora, que se dará continuamente e diariamente conforme as atividades que os alunos estarão realizando. Enquanto mais prejudicados ficam os professores dos anos finais que geralmente limita-se com provas e trabalhos para os alunos apresentarem e serem entregues. O que acarreta de certa forma um desestímulo e uma postura conservadora dos professores tendo em vista o número de alunos que trabalhamos em sala de aula e a carga horária reduzida, ou seja, muitos alunos e pouco tempo para realizar uma avaliação que contribua, elucida e favoreça a troca de idéias entre os educando conforme o texto de Jussara Hoffmann: Avaliação Mediadora.
Infelizmente, hoje em dia trabalhamos com o que se tem e como se pode, sendo assim, o bom professor deve sempre encontrar ânimo, investigar, delinear objetivos, buscar aperfeiçoar-se e alternativas para estimular também o seu educando permitir que ele aproprie-se dos conteúdos e adquirindo um saber aprimorado, enriquecido. Muitas vezes um diálogo entre as crianças sobre determinado conteúdo já demonstra seu saber sobre ele, já é aceitável como avaliação. A maior dificuldade acredito que seja libertar-se de esquemas impostos pela sociedade que tradicionalmente mantém a