O Papel da Administração
A adminstração está em todo o lugar da nossa vida. Em casa, nas indústrias, no comércio - até na padaria da esquina. Que tal analisar um pouco mais sobre este profissional, o administrador?
Edson Ricardo, 21 de janeiro de 2010
Um dia destes, estava observando o calendário. Notei que existe dia para tudo neste mundo: dia da árvore, do índio, dos pais. Tem até uns dias esquisitos, como o dia dos fiéis defuntos.
Então, eu pensei: deve ter um dia do administrador. E tem mesmo! É no dia nove de setembro. Mas o que podemos dizer deste profissional ?
A administração é algo antigo. Para termos uma idéia, o dicionário Priberam da Língua Portuguesa define administração como dirigir, ministrar, exercer a administração. Notem que são atos do nosso dia a dia. Por exemplo, sempre que acordamos de manhã nós preparamos nosso café. Temos de organizar a mesa, escolher o que vamos fazer, preparar o desjejum. Pode parecer um tanto estranho, mas todos estes atos envolvem a administração.
E o que dizer de nós, profissionais da administração? Bem, nós nos envolvemos diariamente com esta arte. Temos de tomar decisões importantes, dirigir empresas, gerenciar pessoal, comprar, vender, contabilizar, enfim, a lista de tarefas é imensa. E a cada dia que passa, aumenta a necessidade de pessoal treinado para efetuar estas mesmas tarefas.
Agora, imagine um mundo sem estes profissionais. Ficaria difícil, não acha? Só para termos uma idéia, imagine uma empresa sem um administrador. Quem organizaria a papelada, gerenciaria o pessoal, pagaria as contas, faria a contabilidade ? Assim como não dá para ficarmos sem outros profissionais como o mecânico, o eletricista, o faxineiro, não podemos ficar sem o assistente administrativo, que nos auxilia diariamente nas tarefas do escritório; também não podemos ficar sem o gerente, que procura cuidar de uma equipe para que o trabalho ocorra de maneira suave; também não podemos nos esquecer do