A administração e o papel do administrador
A administração é conjunto de atividade direcionada a eficiência e eficácia no uso de recursos no sentido de alcançar objetivos ou metas em uma organização na sociedade assim, diante de várias teorias podemos definir Administração segundo Chiavenato Adalberto em “Administração nos Novos Tempos”, 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, como um processo de trabalhar com e através de outras pessoas para alcançar eficientemente objetivos organizacionais, pelo uso eficiente de recursos limitados em um ambiente mutável na qual, representa a busca de objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e eficaz através de planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
Podemos compartilhar com idéia básica que Administração esta relacionada com alcance de objetivos por planejamento e por meios de outras pessoas.
A figura abaixo relaciona os elementos do conceito de administração.
Os elementos do conceito de administração.(Fonte: Van Fleet & Perteson,Contemporany Management, 3 ed.,Boston, Houghton Miflin, 1994, p.3.)
Planejar, organizar, dirigir e controlar é uma das funções básica de um administrador dentro de uma organização. Os níveis de desempenho do administrador esta diretamente relacionado com suas habilidades para o uso eficiente e eficaz de recursos disponíveis para o alcance dos objetivos. As formas organizacionais surgem e se fundamentam, de acordo com a época e se adaptam às características e exigências de cada momento específico.A velocidade com que os acontecimentos causam impacto no mundo pode pôr à prova os modelos tradicionais de organizações e suas administrações, boas ou ruins, assim, as empresas se expandem e se tornam mais complexas e a globalização atinge a grande maioria delas onde, as atividades passam a exigir pessoas de diversas competências e diferentes formações, levando ao enfrentamento de problemas de coordenação e de atualização. face dessas rápidas