Perfil do Administrador
Mudaram-se os parâmetros comportamentais, espera-se que o administrador do futuro exerça suas funções, conheça a natureza humana e saiba conduzir as pessoas, que não apenas tome decisões e sim que transforme suas ações em oportunidades, que vise não somente o crescimento individual, mas que interligue os setores da empresa de maneira que ela funcione como um todo e que seus esforços estejam voltados para atingir o mesmo objetivo, o sucesso.
O administrador precisa ter visão sistêmica da organização onde vai trabalhar. Deve apresentar condições de articular as suas diversas áreas, por meio da administração de pessoas ou equipes, além de formular e implantar soluções. Precisa ainda de atitude ética e profissionalismo. Dentre muitas outras características o administrador precisa ser ousado, para encarar os desafios e analisar os melhores caminhos a seguir, precisa ser decidido, atento as mudanças que acontecem no mercado a fim de aproveitar as oportunidades, tem que ser muito observador, conhecendo bem o mercado em que atua e suas tendências, tem que ser organizado, utilizando os recursos humanos, matérias e financeiros de forma lógica e racional facilitando o trabalho e economizando tempo e dinheiro. E tem que ser acima de tudo um líder, definindo os objetivos de forma clara, com visão, energia, determinação e autoconfiança.
O administrador necessita ser um profissional ativo, empreendedor, com postura criativa, aberto a novas idéias, catalisador de mudanças e consciente de que sua atualização profissional faz parte de um processo de aprendizado permanente.
PAPEL DO ADMINISTRADOR
Toda e qualquer organização existe por algum propósito ou objetivo, e o administrador é o responsável pela combinação e aplicação de recursos organizacionais para assegurar que a organização alcance seu propósito ou objetivo. O administrador tem como papel básico alcançar resultados através das pessoas, mas para que os objetivos sejam alcançados é necessário