O oleo de Lorenzo
Implicações éticas, morais e psicológicas envolvendo portadores de doenças genéticas que poderão ser transmitidas aos filhos.
(Filme: O Óleo De Lorenzo)
Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack O?malley Greenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V;1992. 1 DVD (129 min.)
Filme baseado em fatos reais, conta um drama vivido por um casal, pais de um filho que aos sete anos desenvolve diversos sintomas, a partir disso diversos temas são abordados. A análise desse relatório acontecerá com base no tema “Implicações éticas, morais e psicológicas envolvendo portadores de doenças genéticas que poderão ser transmitidas aos filhos”.
O diagnostico de Lorenzo foi feito, e constatado que ele tinha uma doença rara “ALD Adrenoleucodistrofia”, cuja doença recessiva herdada do sexo feminino, ligada ao cromossomo X, e geralmente manisfesta-se dos 5 aos 10 anos, levando a morte em até 24 meses depois do primeiro sintoma, caracterizada pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios Inicialmente após a contatação do médico no filme, a atriz Micaela Odone, mãe de Lorenzo sente-se frustada ao saber que é a culpada pela doença, esse sentimento piora no momento que seu marido, Augusto Odone pai de Lorenzo, diz que a culpa e dela. Diante desta frustração não se conformaram e iniciaram uma batalha científica para melhor entender o inimigo invisível que ia destruindo o cérebro de seu único filho e embarcaram em uma verdadeira jornada científica, já que são desenganados pelos médicos ao disserem que trata-se de uma doença incurável.
As dificuldades encontradas foram enormes, principalmente por serem leigos em Bioquímica e Medicina. Ao