Aonde quer que eu vá
BRUNO ARIEL Nº 3
2º INFORMÁTICA
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Índice de Massa Corporal
CASCAVEL-09-2014
IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.
Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.
Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 quilos e mede 1,65 metro terá como resultado um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.
É importante lembrar que essa tabela não é válida para crianças. O IMC infantil possui uma tabela específica que deve ser verificada ao longo do tempo. Isso porque as crianças têm tendência a emagrecer conforme vão crescendo.
Uma outra fórmula para cálculo da gordura corporal é denominada RIP (Recíproco do Índice Ponderal) e calcula-se dividindo a altura (em centímetros) pela raiz cúbica do peso (em quilos).
O IMC é o “índice de massa corporal”, ou BMI (Body Mass Index) em inglês. É uma medida simples do peso em relação à altura, habitualmente utilizada para calcular o excesso de peso ou a obesidade dos adultos. Corresponde ao peso dividido pelo quadrado da altura e exprime-se em kg/m2:
IMC = peso (kg) / [altura (m)]²
Por exemplo: uma mulher que meça 1,60 m e pese 60 kg terá um IMC de: 60/[1,602] = 23,44. Esta mulher tem um IMC classificado como “normal”.
Pondera a percepção de quilos a mais pois têm em conta a altura.
Esta ferramenta, inventada e utilizada pelos médicos para avaliarem a