O oleo de lorenzo
Análise Macro do Filme
O filme se passa em São Paulo, o lugar onde pode se perceber o luxo ressaltado sobre a pobreza. Entre os apartamentos e condomínios luxuosos, existem favelas, das favelas saem trabalhadores que convivem todos os dias com as regalias dos patrões e alimentam sonhos e desejos. Nem sempre são reparados ou vistos por seus patrões, e essa temática é retratada pelo filme.
As domésticas são uma classe desvalorizada no Brasil, no filme as protagonistas parecem não ter mais a perspectiva de uma vida melhor. A filha de uma delas até foge de casa, outra ao tentar ser uma modelo acaba sendo enganada, e ganha dinheiro para vender o corpo.
Em nenhum momento do filme elas apresentam algum interesse pelos estudos como forma de conseguir uma ascensão social. Em vista de como anda a educação no Brasil, é como se essa alternativa já estivesse sido descartada, pela dificuldade que é ter um bom currículo em um país que não dá oportunidade a todos. E ser domestica acaba sendo a única opção.
1.1 qual é o gênero discursivo, onde e quando foi publicado; autoria (contextualizar o autor e a quem é dirigido o texto - identificar suas ideologias); contexto histórico que motivou a produção do gênero 1.2 colocar o gênero neste ponto
A análise será sobre o filme “Domésticas O filme”, que foi lançado de 2001, com Direção de Fernando Meirelles e Nando Olival. Um dos diretores, o Fernando Meirelles, é famoso por filmes que representam a realidade brasileira o principal deles é Cidade de Deus, que fez com que o diretor recebesse um prêmio de melhor direção.
O filme é sobre 6 personagens femininas com a profissão de empregadas domésticas. Cada personagem apresenta uma história diferente, e todas elas são muito reais. O filme retrata o lado das empregadas, suas falas, seus sonhos, dificuldades e pretensões, mas não retrata em nenhum momento as patroas.
O gênero está entre comédia e drama, entre os dramas vividos pelas protagonistas tem a