O número de ouro
Relatório - O Número De Ouro
Ele é um número irracional que aparece em várias operações, é considerado por muitos como uma oferta de Deus. Seu valor é 1.618033989 e é representado pela letra grega Φ (Phi maiúsculo, ou Fi).
Se desenharmos um retângulo em que um lado dividido pelo outro é igual a Fi, mesmo que esse retângulo for dividido em outro quadrado e outro retângulo, quando for dividido um lado pelo outro o resultado também será Fi, e se fizer esse processo denovo o resultado da divisão entre os dois lados ainda será Fi.
A História do número de Ouro
No Egito, as pirâmides de Gizé foram feitas tendo em conta a razão áurea : Se dividirmos a altura da face de uma pirâmide e metade do lado da base o resultado é igual a Fi. O Papiro de Rhind fala sobre uma ''razão sagrada'' que acreditam ser o número de Ouro. Essa razão surge em várias estatuas antigas.
O Partenon Grego mostra que eles queriam uma construção bela e harmoniosa, pois no retângulo da fachada temos a razão de Ouro. Fídias foi encarregado por essa construção, as iniciais de seu nome foram a designação adotada para o número de Ouro.
O número de Ouro também foi usado para construir a estrela pentagonal. Os Pitagóricos dividiram o lado do pentágono regular estrelado pelo lado do pentágono regular inscritos em uma circunferência mas não encontraram um resultado entre 2 números inteiros. Isso era totalmente o contrário do que eles pensavam, por isso ao terminar essa divisão eles se assustaram, chamaram isso de número irracional. Assim, foi encontrado o primeiro número irracional, esse era o número de Ouro apesar de ter conseguido esse nome muitos anos depois.
Os gregos consideraram que o retângulo cujo a resposta da divisão fosse o número de Ouro tinha uma harmônia estética, o chamaram de retângulo aúreo ou retângulo de ouro.
Endoxus criou várias teorias gerais de geometria comprovadas e aplicou o método de analise para estudar a seção de