Analise de mercado
2.1 – Estudos dos Clientes
Público-alvo (perfil dos clientes)
O mercado consumidor dos fenos de alfafa é composto principalmente pelo setor agropecuário, que engloba a criação de animais de variadas espécies como a pecuária de corte voltada para a produção de rebanhos com objetivo final de produção de carne para consumo humano, pecuária leiteira destinada à produção de leite e seus derivados, eqüideocultura voltada para a área de criação de cavalos de raça e de grande porte, ovinocultura para criação de ovelhas, suinocultura para granja de porcos e a avicultura para desenvolvimento e criação de avestruzes. O centro de distribuição alfafenos tem como público alvo o setor de equideocultura como haras e fazendas administradas por pessoas juridicas ou por pessoas fisicas.
Levando em consideração o alto valor nutritivo da forragem de alfafa é cada vez mais freqüente a busca por essa leguminosa para alimentação de cavalos de corrida, hipismo e militares de espécies variadas desde o cavalo crioulo até as raças estrangeiras como o cavalo anglo-árabe. Atualmente no Estado do Paraná o consumo de fenos pode ser considerado baixo em relação à quantidade de haras e fazendas encontradas em Curitiba e região metropolitana devido a cultura local que têm em mente que o suficiente para o animal é uma dieta básica baseada em milho e ração, esquecendo a importância do valores nutritivos dos fenos de alfafa para um bom desenvolvimento e evolução dos cavalos.
Comportamento dos clientes
A busca de produtos de alta qualidade e de preços acessíveis são os principais fatores que influenciam na compra dos fenos de alfafa. No Paraná temos uma concentração elevada de cavalos de raças puras consideradas caras e que necessitam de alimentação balanceada, por isso, haras e fazendas procuram sempre por forragens de alta qualidade e com o maior número de proteínas e fibras existentes, levando em consideração que a empresa fornecedora dos fardos de fenos seja