ANÁLISE DE MERCADO
Analisar um mercado denota coletar dados e informações a respeito de um determinado mercado com a finalidade de embasar decisões que devam ser tomadas. A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do produto ou serviço para diminuir riscos e tornar o processo decisório mais rico e preciso.
A importância deste tema já é de muito tempo abordada por especialistas. Philip Kotler, em seu clássico “Marketing”, menciona que nenhuma empresa pode conduzir com êxito seus negócios sem tentar medir o tamanho real dos mercados, presentes e futuros. Marcos Cobra, em sua obra “Consultoria em Marketing: Manual do Consultor” observa que, sem a existência de um mercado comprador para seus produtos e serviços, nenhuma empresa sobrevive. Independente da natureza destes produtos ou serviços, toda organização, em algum momento de sua existência, defronta-se com o dilema da identificação de mercados e com a consequente busca de sua quantificação.
Para que seja possível estimar, medir, identificar e quantificar mercados, é preciso, antes de tudo, conhecê-los em profundidade. Importante trazermos aqui brevemente o conceito de Mercado, conforme versa Paulo Sandroni, em seu Novíssimo Dicionário de Economia, mercado pode ser entendido como o local, teórico ou não, do encontro regular entre compradores e vendedores de uma determinada economia, e é formado pelo conjunto de instituições em que são realizadas transações comerciais. Já Kotler define mercado como o conjunto de todos os compradores, efetivos e potenciais, de uma oferta.
Duas variáveis particularmente importantes em relação ao comportamento de um mercado dizem respeito ao equilíbrio entre compradores e vendedores e ao dinamismo do mesmo. Há diversos tipos de análise de mercado que ajudam a conhecer o perfil do cliente, as necessidades e assim, encontrar a direção que seu projeto deve seguir.
O cliente hoje é mutável e é necessária