CRAS INEGRANDO COMUNIDADE RURAIS
3063 palavras
13 páginas
PROJETO DE INTERVENÇÃOCRAS “INTEGRANDO COMUNIDADES RURAIS”
A proposta apresentada à Universidade Tiradentes, como requisitos para obtenção da nota, na disciplina Estágio Supervisionado II, em Aracaju – SE, no ano de 2013.
Profª Esp. Fernanda Silva Nascimento
Aracaju
2013
1 APRESENTAÇÃO
O Projeto CRAS “Integrando Comunidades Rurais” tem como objetivo ampliar o acesso efetivo da população das comunidades Lagoa Grande, Caiçá e Jenipapo do Município de Simão Dias/SE, em situação de vulnerabilidade social aos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF ofertado pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS I “Comunidade Integrada”, o qual esta localizada na Rua Nelson Pinto de Mendonça, nº140, Centro, Simão Dias/SE. As ações a serem desenvolvidas visam abranger lideranças comunitárias, Comissão Municipal da Articulação do Semiarido, agentes de saúde, educadores populares.
Em Simão Dias, o primeiro CRAS “Comunidade Integrada” foi implantado em 01 de outubro de 2004, para atender 5.000 famílias referenciadas, alcançando no ano mais ou menos 1.300 famílias atendidas e no mês de 150 à 200 famílias.
Atualmente em nosso Município dispõem de duas unidades CRAS, sendo CRAS I “Comunidade Integrada” localizada na Rua Nelson Pinto de Mendonça e CRAS II “Viver Melhor” localizada na Avenida João Antônio de Santana.
Na unidade CRAS I “Comunidade Integrada”, o principal capital é o humano. Atualmente dispõem dos seguintes profissionais: uma Coordenadora - Assistente Social; dois Assistentes Sociais, um Psicólogo, um agente administrativo; bem como, duas estagiárias de Serviço Social, integrados a uma rede nacional de proteção social, vinculada a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social.
A equipe do CRAS bem como o Assistente Social tem como capacidade executar procedimentos profissionais para escuta qualificada individual ou em grupo, identificando as necessidades e oferecendo orientação a