Número de Ouro
Giuliano Miyaishi Belussi
Giu_mb@yahoo.com.br
Daniel Aparecido Geraldini
Danielgeraldini@gmail.com
Enéias de Almeida Prado
Neneias13@yahoo.com.br
Profª. Ms. Maria Bernadete Barison barison@uel.br Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina
Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina – PR – Brasil
RESUMO
Com o desenvolvido do site Geométrica foi possível desenvolver um hipertexto sobre a
Proporção Áurea. Buscou-se descobrir as aplicações desta proporção nas diversas áreas do conhecimento. Com esse estudo foi possível fazer uma análise histórica contextual da
Geometria no que tange a Proporção Áurea. Séculos antes de Cristo, os pitagóricos estudaram as relações entre os segmentos de um pentagrama e descobriram um número que tem muita importância na geometria estética arquitetura e biologia. Este número que foi, mais tarde, chamado de número de ouro e foi designado de numero phi, por ser a inicial do nome de Fídias, escultor e arquiteto grego que utilizou a proporção de ouro em muitos dos seus trabalhos, inclusive nas dimensões da fachada do Partenon . O número de ouro surgiu a partir da idéia de dividir um segmento AB em duas partes, e sabe–se que existem infinitas maneiras de o fazer. Entretanto, existe uma que parece ser mais agradável aos olhos e que transmite aos nossos sentidos uma operação harmoniosa.
Essa proporção é útil entre outras coisas, para se traçar com perfeição o pentagrama, o quadrado oblongo (ou sol) e o Delta. Em arquitetura é útil para entender a escala de medidas utilizadas em ergonomia que foi idealizada pelo arquiteto Lê Corbusier em seus projetos. Todas essas aplicações, entre outras, serão abordadas neste trabalho.
Palavras chave: Número de Ouro, Desenho Geométrico, Matemática, História,
Aprendizagem, Geometria.
1. INTRODUÇÃO
O número de ouro não é mais do que um valor numérico cujo valor aproximado é 1,618.
Este número irracional é considerado por muitos o símbolo da