Numeros de ouro
Introdução
Tenho através desse trabalho de conclusão de curso apresentar algumas definições preliminares, exibir alguns exemplos da natureza simples e discutir também “poucas” ideias básicas da teoria dos números de ouro (razão áurea ).Certas partes desse trabalho de conclusão do curso tem caráter levemente informal.
O rigor matemático será apenas aquele necessário para que as ideias centrais fiquem claras
Resumo.
No primeiro capitulo vou apresentar o numero de ouro, as definições, no segundo capitulo vem uma a historia do numero de ouro, onde foi usada essa razão no antigo Egito,no terceiro capitulo falo sobre a relação desse numero com os pitagoricos em seguida com a seqüência de números fibonacci
- O que é o número de Ouro
O número de ouro ou "proporção áurea" é um número irracional, sendo um dos números mais misteriosos enigmáticos, que surge numa infinidade de elementos da natureza sob a forma de uma razão. É considerado, por muitos, como uma oferta de Deus ao mundo. Nos Elementos de Euclides, a obra mais influente de toda a história da Matemática, aparece um segmento de reta dividido em duas partes.
[pic]
Segmento de reta dividido em duas partes
em que:
[pic]
Por outras palavras:
A razão entre o segmento inteiro (a + b) e a parte maior (a)
É igual à razão entre as partes maior ( a ) e menor ( b ).
Em que o seu valor exato é:
[pic]
Cálculo do número de ouro
A designação adaptada para este número ( phi maiúsculo ) é a inicial do nome Phídias que foi o escultor e arquiteto encarregado da construção do Parthenon, tendo utilizado o número de ouro em muitas das suas obras. O símbolo do número de ouro foi primeiramente usado, no início do séc. XX, por Mark Barr, em honra deste escultor, devido ao uso que dava a esta proporção.
1- A HISTORIA DO NUMERO DE OURO
A historia deste enigmático numero perde-se na antiguidade.No Egito as pirâmides de Gizé foram construídas tendo em conta a