O núcleo, Mitose e meiose
Tanto a molécula de DNA quanto a de RNA são compostas por subunidades chamadas nucleotídeos.
Cada nucleotídeo é composto por um grupo fosfato, um açúcar de 5 carbonos (pentose) e uma base nitrogenada.
As bases nitrogenadas são de 2 tipos: purinas e pirimidinas. As purinas são a adenina e a guanina, enquanto as pirimidinas são a citosina, uracila e timina.
As diferenças entre RNA e DNA quanto à estrutura estão nos nucleotídeos. O nucleotídeo do DNA apresenta desoxirribose como açúcar e 4 bases nitrogenadas (as purinas e timina e citosina). Além disso, é de hélice dupla e conformação helicoidal.
O nucleotídeo do RNA apresenta ribose ao invés de desoxirribose e no lugar da base timina, ele apresenta uracila. Além disso, é de hélice simples com conformação variável a depender do tipo de RNA.
2. O que é cromatina? Cite os tipos de cromatina que podemos encontrar no núcleo de uma célula:
É a estrutura formada por DNA mais proteína (estona) presente no núcleo das células.
Existem 2 tipos de cromatinas:
Eucromatinas: quando o DNA está ativo e o material genético das moléculas de DNA esta sendo transcrito na forma de RNA. Corresponde ao restante da cromatina espalhada pelo núcleo. Não visível ao microscópio ótico.
Heterocromatinas: quando o DNA está inativo da cromatina, este se torna visível no microscópio e localiza-se principalmente na periferia do núcleo.
3. Diferencie células haplóides de células diplóides:
Células haplóides: são células germinativas (óvulo maduro ou espermatozóide). Possuem apenas um conjunto do de cada par do número de cromossomos, na espécie humana são 23 , geralmente as células haplóides são referidas pela letra minúscula n.
Células diplóides: são as células somáticas. As células somáticas humanas contêm em seu núcleo um total de 46 cromossomos ou 23 pares de cromossomos homólogos. Um membro de cada par é derivado da mãe e