Biologia Molecular Da C Lula 11
Docente: Mahanz Khadem
Discente: Sara Fernandes – 2051014
14 de maio de 2015
MITOSE E MEIOSE
Introdução
Pela mitose, que é um processo de reprodução celular, formam-se dois núcleos filhos com o mesmo número de cromossomas do núcleo original, morfologica e geneticamente equivalentes entre si. Por mitose e citocinese (divisão celular) os organismos crescem por aumento do número de células e reparam tecidos danificados, substituindo células feridas ou mortas [1]. Nas plantas, a divisão nuclear e celular ocorre em áreas específicas de células embrionárias, meristemas, localizados nas extremidades de caules e raízes. Nas células animais é possível observar diferentes estádios de mitose em embriões. Durante a divisão nuclear ou mitose regista-se uma alteração progressiva da estrutura e morfologia dos cromossomas. Embora a mitose seja um processo contínuo, ela é dividida, por conveniência, em quatro etapas [2], como Fig.1:
Prófase
Caracteriza-se pela individualização dos cromossomas duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear.
Metáfase
Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios dos cromossomas ligam-se na parte central do centrómero.
Anáfase
A divisão começa com os cromossomas migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro.
Telófase
Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular divide-se em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original [3].
Figura 1: Fases da mitose41]
A meiose é uma forma de divisão nuclear de importância fundamental entre os organismos com reprodução sexuada que resulta na formação de células reprodutoras designadas gâmetas nos animais e esporos nos vegetais. Em contraste com a mitose, da meiose