Mitose x meiose
MITOSE X MEIOSE
Daniela dos Santos Lazarin
Colégio Adventista de Itapecerica da Serra
Itapecerica da Serra, 06 de Setembro de 2012
Nome: Daniela dos Santos Lazarin - nº 08
Biologia - Profº Márcia - 3º EM A
MITOSE X MEIOSE
→ Prófase (Mitose) X Prófase I (Meiose) A mitose em geral ocorre em células somáticas, já a meiose ocorre em células germinais para a produção de gametas ou esporos.
Na prófase da mitose os cromossomos condensam-se. A carioteca e os nucléolos desintegram-se. Os centríolos dividem-se e dirigem-se para os polos da célula. É formado o fuso de divisão (fibras proteicas). Não há o fenômeno de crossing-over nem emparelhamento de cromossomos homólogos nem formação de tétrades. Já na Prófase I da Meiose ela é bem longa e complexa, se dividido em cinco outras subfases. Os cromossomos condensam-se (Subfase Leptóteno). Ocorre a aproximação e ligação entre os cromossomos homólogos fenômeno conhecido como sinapse cromossômica (Subfase Zigóteno). Os cromossomos pareados formam conjuntos denominados tétrades, fenômeno conhecido como permuta ou crossing-over. (Subfase Paquíteno). Os homólogos começam se separar, e onde ocorreu a permuta há a formação dos quiasmas (tétrades encontradas cruzadas em formato de X) (Subfase Diplóteno). E por fim da prófase I da Meiose, os quiasmas deslizam para as extremidades dos cromossomos (Subfase Diacinese).
Prófase da Mitose
→ Prófase (Mitose) X Prófase II (Meiose)
Em ambas as fases os cromossomos se condensam, a carioteca e os nucléolos desintegram-se (marca o fim da prófase II), os centríolos migram para os polos opostos da célula. Na prófase da mitose é formado o fuso de divisão (fibras protéicas), enquanto que na Prófase II da Meiose os centríolos se dividem e formam-se NOVOS fusos de divisão nas duas células-filhas. É idêntica à prófase mitótica.
Prófase II da Meiose
→ Metáfase (Mitose) X Metáfase I (Meiose) Na metáfase da