O novo fazer pedag gico
Ao iniciar estudos sobre as dificuldades de aprendizagem de escolares, é imprescindível uma breve introdução sobre o sistema nervoso, pois este controla todas as atividades do organismo.
O sistema nervoso bem como o órgão dos sentidos (anatomia e fisiologia) assume desde as contrações musculares, funcionamento dos órgãos e até a velocidade de secreção de glândulas endócrinas. Vê-se a grande importância destes nos processos neurológicos, que definitivamente, atuam no ensino e a aprendizagem humana.
O ser humano, em seu nascimento, apresenta uma maturação estrutural que anatomicamente, ainda irá percorrer um duro caminho, que dependerá de hormônios, fabricados por glândulas de secreção interna (sistema endócrino). O sistema nervoso central (SNC) localiza-se dentro da caixa óssea. Ele é formado por três porções: cérebro e cerebelo, contidos na cabeça e também da medula nervosa, localizada no canal espinhal. O próprio córtex cerebral, que é a substância cinzenta que reveste o cérebro e onde se localizam as funções superiores, apresenta uma forma bastante rudimentar no nascimento. Mas ele é o centro, onde muitas informações são avaliadas e principalmente processadas as informações ao organismo.
Na primeira semana de vida, do bebê apesar de apresentar algumas estruturas prontas e definidas, ainda apresentam outras que estão por se desenvolver, como a visão e audição imperfeitas, bem como o olfato, gustação e sensações táteis. E mesmo dormindo o bebê continua se desenvolvimento e o que muitos chamam de soninho do crescimento, nada mais é do que o córtex cerebral trabalhando.
Para Helen Bee (1984) durante os primeiro meses e anos de vida, algumas células corticais são acrescentadas, as células ficam maiores e as já existentes são capazes de estabelecer