O nome da rosa
O filme ocorre por volta do ano de 1937 na Idade Média. Conta a história de vários assassinatos que ocorreram em um mosteiro e que vários religiosos creditava ser obras demoníacas, o monge franciscano William de Baskerville e seu assistente começa então a sua investigação no mosteiro e repara que os mortos eram encontrados com os dedos e as línguas roxos.
O frade junto com o seu fiel assistente, antecipa de certa forma a figura do intelectual renascentista, que racionalmente, investiga os vários crimes que estavam acontecendo no mosteiro; já que o mesmo continha o maior acervo livros cristão do mundo e pouquíssimos monges tinham o acesso.
O frade busca a solução do mistério ,busca a verdade ,e a explicação do mistério através de um método de investigação que é muito filosófico ,pois ele questiona ,interroga, duvida ,examina através de um método empírico e analítico. Ele usa os métodos da ciência e da razão para solucionar os assassinatos, pois ele acreditava que havia um porque desses assassinatos, isso não era obra do demônio, e isso começou a incomodar muitos monges.
Concluindo o personagem demonstra a sua fascinação por Aristóteles em algumas de suas falas ele cita-o bastante e usa uma de suas invenções. No filme ainda vemos o desejo da Igreja em continuar a se manter no poder,ela detinha todo poder e influenciava as pessoas a pensar e agir segundo as suas normas e preceitos, e quem ia contra as suas opiniões eram lançados á fogueira e mortos.
BIBLIOGRÁFIA
Filme: O Nome da Rosa , Globo Filmes e