Evolução da terra
E V O L U Ç Â O D A T E R R A
A Evolução da Terra – A Idade da Terra
A idade da Terra é calculada em cerca de 4,5 bilhões de anos. Desde a sua origem até os dias atuais, ela foi palco de inúmeras transformações tanto físicas quanto biológicas. A explicação da evolução geral da Terra constitui o campo de estudos da Geologia, a qual possui dois grandes ramos que são:
- Geologia Geral ou Dinâmica, que estuda todos os fenômenos que atuam na parte externa da Terra e aqueles que atuam no seu interior.
- Geologia Histórica, que se preocupa com a seqüência e a cronologia dos acontecimentos que marcaram a evolução geral da Terra.
Para explicar essa evolução, a Geologia apóia-se no estudo de dois elementos básicos: as rochas e os fósseis. Seu estudo tem permitido à ciência geológica reconstituir o passado da Terra, o qual se acha dividido em grandes períodos de tempo que recebem o nome de Sistemas Geológicos.
Essas divisões obedecem à seguinte ordem:
Eras – Períodos – Épocas – Idades – Fases.
Eras – estão subdivididas em períodos
Períodos – estão subdivididos em épocas
Épocas – estão subdivididas em idades
Idades – estão subdivididas em fases
Escala Geológica do Tempo
A escala geológica do tempo mostra a cronologia dos principais acontecimentos da história da Terra e suas respectivas eras e períodos.
Eras Geológicas
O Pré-Cambriano compreende as Eras Arqueozóica (vida primitiva) e Proterozóica, destacando-se os seguintes acontecimentos: - existência de dois grandes blocos continentais: Arqueo-Ártico e Indo-Afro-Brasileiro, separados pelo antigo mar de Tethis; - formação de rochas magmáticas e metamórficas e de jazidas minerais, tais como ferro, ouro, prata e cobre; - perturbações vulcânicas e tectônicas; - possivelmente as primeiras manifestações de formas