Layout
1 - INTRODUÇÃO
O layout é uma operação produtiva onde o fator relevante é o posicionamento físico das máquinas e equipamentos , esta é uma importante ferramenta dentro da empresa. Tem como objetivo de melhorar a produção e sua visualização, permitindo uma melhor movimentação de pessoal, equipamentos e de produtos.
Consequentemente reduz o tempo e o custo para a organização.
Para implantação do arranjo físico, deve-se definir a capacidade financeira, de produção e de turnos de trabalho que a empresa dispõe.
Tendo isto definido, segue-se para as seguintes etapas de elaboração do layout: informações sobre o produto, quantidade a produzir, espaço disponível; definir qual dos quatros tipos básicos de layout, (por processo; em linha; celular e posição fixa), será utilizado, planejamento, desenvolvimento; apresentação clara da visualização do layout; utilização da experiência de todos; e finalmente sua implantação.
2 - LAYOUT DAS INSTALAÇÕES
O Layout de fábrica é um problema comparável ao da localização. Quando a decisão se refere à relocalização, deve-se aproveitar a oportunidade para melhorar todas as instalações e serviços. Uma decisão em não mudar é normalmente acompanhada por um programa de revisão do arranjo atual. O novo Layout deve ser adotado basicamente para reduzir os custos de fabricação evoluindo gradualmente para a expansão ou para a introdução de novo processo. Em qualquer um dos casos o novo layout deve objetivar a maximização do fluxo de produção e da eficiência do trabalho.
3- LAYOUT DE EMPRESAS INDUSTRIAIS
A seqüência lógica a seguida para o layout é:
Após ter-se determinado a localização da nova unidade industrial deve-se determinar sua capacidade como dado inicial para o layout.
4 – CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO
Para determinação da capacidade de produção não é suficiente somente a análise das vendas anuais. Deve-se tomar um conjunto de decisões com relação à capacidade. Será a capacidade nominal, a capacidade máxima ou um