Qualidade de software cmm
O CMMI surgiu em 1991com à publicação de SEI (Software Engineering Institute- Instituto de Engenharia de Software) da Carnegie Mellon University situada em Pittsburgh no estado Americano de Filadélfia, da versão1.0 do CMM Para software. Esta versão coroava 5 anos de trabalhos da equipe liderada por Watts Humphrey , este trabalho foi resultado de um contrato celebrado pela SEI e pelo DoD( Departamento de defesa do governo Americano), tendo como objetivo identificar as melhorias e praticas no desenvolvimento de software, com o intuito de gerenciar as empresas sub-contratadas pelo DoD. Garantido soluções com melhor qualidade e dentro dos prazos acordados.
O projeto CMMI foi iniciado em 1997 e sua versão inicial foi publicada no ano de 2000. O CMMI surgiu como uma forma de integrar diversos modelos existentes principalmente: * O modelo de CMMI para software (SW-CMM) * Engenharia de Sistemas (EIA/IS731) da Eletronic Industries Alliances * Desenvolvimento integrado de processo e produto (IPD/CMM)
Assim, o CMMI integra estes três modelos de melhoria de processos: software, engenharia de sistemas e desenvolvimento integrado de processos e produtos. Em longo prazo o CMMI deverá incorporar outras disciplinas como Aquisição e Segurança.
A integração destes modelos no CMMI gera uma série de vantagens como: eliminação de inconsistências, maior clareza do modelo, facilidade para entendimento do modelo, terminologia padrão, estilo consistente, garantia de consistência com o ISO 15504 alem de manter uma compatibilidade com esforços anteriores de implantação dos modelos.
O CMMI é um modelo de melhoria de processo que enfoca as melhores práticas que endereçam produtividade, performance, custo e satisfação dos envolvidos no projeto. É utilizado no desenvolvimento e manutenção de produtos de software. O modelo aborda todo o ciclo de vida de um produto. O CMMI facilita a melhoria de processos a nível corporativo.
Em sua versão atual (versão1. 3) são definidos