O nobre deputado
Thiago Oliveiralivros Edit
Por acaso, achei o livro O nobre deputado. Relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira. (editora Leya). Escrito pelo juiz Márlon Reis, conta de forma bem didática como funcionam as eleições para deputado.
O autor afirma ter conseguido depoimentos de políticos e assessores sob a garantia de anonimato total das fontes. O que é contado ali num primeiro momento me chocou, mas depois tive a impressão de se tratar de algo que "todo mundo sabe que é assim mesmo e não tem como mudar".
O livro é escrito em primeira pessoa a partir do ponto de vista de um deputado fictício, o nobre Cândido Peçanha. Usando nomes de cidades, empresas e políticos também fictícios, o narrado conta de forma simples e direta como as coisas funcionam.
A escrita é agradável e acessível. Jargões políticos ou econômicos são evitados ao máximo e as falcatruas são todas contextualizadas em historinhas (uma vez um prefeito amigo meu fez um esquema assim..) - o que conta muito a favor do livro. É sobre política e corrupção, mas não é nem um pouco maçante.
A obra é dividida em duas partes: a primeira conta como os deputados conseguem dinheiro para financiar suas campanhas e a segunda fala como o dinheiro é usado para comprar os votos que garantem a vitória.
De onde vem o dinheiro?
Na parte 1, descobrimos que as emendas parlamentares (o dinheiro que o deputado consegue pegar do orçamento federal para financiar obras em seu estado) são a principal fonte de desvio para campanha. O deputado apresenta um projeto para a construção de uma escola numa cidade de seu estado, por exemplo. O projeto é aprovado e a verba liberada. O prefeito da cidade onde a escola vai ser construída já sabe que 20% do dinheiro vai direto para o deputado. Segundo o autor, a cota dos 20% é uma prática universal e todos já concordam de antemão com ela.
Uma porcentagem acaba ficando com prefeito também e