O mundo moderno e as novas tecnologias
Cruzeiro do Sul - UNIFRAN
Educação a Distância
Maria Cecília Boscolo Laurindo
RGM 14209675
Polo: São Paulo – Al. Santos
Praticas de Ensino e Orientação E.S. no
Ensino Fundamental II
São Paulo
2014
As exigências do mundo moderno, as novas tecnologias, o acesso às informações através das diversas mídias, exige um professor atualizado para as novas realidades da sociedade, da escola, do aluno, ou seja, no seu meio profissional.
Para manter-se atualizado, a formação continuada lhe permite uma nova visão dos saberes, de postura perante os desafios de uma nova didática para atender as necessidades da instituição educacional e por consequência um resultado positivo com os alunos. Um professor preocupado com as mudanças da educação, de regaste ao respeito como educador e compromissado com os resultados e de como ensinar de forma mais adequada, é o profissional que está em constante formação, envolvido com as questões sociais, reconhecendo o aluno como ser pensante e participativo. É evidente os problemas que o professor enfrenta no dia a dia, a falta de tempo com dupla jornadas de trabalho, tempo para o laser e ficar com a família. Mas não só nas questões profissionais como uma questão pessoal, sendo então professor, é uma obrigação se manter atualizado, o que também pode ocorrer através de pesquisas, ter domínio de conteúdo, criatividade. Hoje existe a facilidade de ter esse acesso através da informática.
“Só o profissional pode ser responsável por sua formação. Esse é um processo pessoal incompatível com planos gerais centralizados”. (Antonio Carlos Nóvoa). O professor tem que estar ciente de que sua formação não terminou na universidade, que o processo de aprender é constante, aprendemos com experiências pessoais, aprendemos na sala de aula com os alunos, eles vêm para a sala de aula ricos em informações e novidades, o professor tem que estar aberto para novos paradigmas e através do saber clássico