o mundo em transformação
GLOBALIZAÇÃO
O processo de globalização (a partir das déc. 70/80 do séc,XX) atual é muito superior em complexidade às etapas anteriores de internacionalização (iniciada no final do séc.XV), e mundialização (a parit do séc.XVIII), pois representa uma tendência de união, difusão e/ou integração de todas as características que identificam a forma de organização e funcionamento das sociedades, sociedades estas que vão se tornando cada vez mais dinâmicas, com uma capacidade de transformações cada vez mais profundas e rápidas nos últimos séculos, provocando uma crescente articulação e interdependência entre os povos, isto é, os fluxos e refluxos de atividades sociais, econômicas e culturais vão se intensificando cada vez mais entre todas as sociedades nacionais, formando a “aldeia global”. Embora não seja possível afirmar que tanto a intrnacionalização como a mundialização sejam processos processos concluídos.
1. Internacionalização – desde o momento em que o ser humano começou a se organizar em uma forma de produção, o processo de internacionalização passou a avançar.
Houve momentos de avanços como o período dos impérios absolutistas e, finalmente com a formação dos estados nações, no começo da Idade Moderna, que para se sustentarem, foram obrigados a aumentar suas relações com outras sociedades organizadas.
Os principais fatores que geraram a internacionalização são expressos nas trocas de valores culturais, sociais, bens e serviços, diplomáticos e, principalmente, pelas guerras, que geram avanços tecnológicos e provocam mudanças na base do sistema produtivo, normalmente resultando em um aumento do comércio internacional.
2. Transnacionalização – fenômeno percebido a partir dos anos 1960. As filiais das empresas multinacionais paulatinamente vão substituindo as matrizes em valor de produção, produtividade e competitividade no comércio mundial.
O processo de transnacionalização da produção acabou provocando a