A EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO
TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade, UNESCO, 2006, p. 205-217;
Resenha do livro, Pensar o Ambiente, Bases Filosóficas para Educação Ambiental e foi organizado pelos autores: Marta Maria Pernambuco e Antônio Fernando G. da Silva.
Sobre o capitulo do livro de Paulo Freire, a educação e transformação do mundo, nos diz sobre os problemas que a comunidade, por que não dizer os alunos sofriam com os descuidos do meio ambiente, a poluição dos rios, lixões, comprometimento da saúde da população de baixa renda, e da desigualdade social, onde era preciso uma ação educativa igual para todos independentes de serem ricos ou pobres, ter direitos iguais para produzirem experiências ecológicas, que visam construir novas bases de conhecimento e valores ecológicos, nesta e nas futuras gerações. Paulo Freire coloca como principal objetivo, o fim das injustiças social e da opressão, a construção de uma sociedade, novos valores onde constrói um pensamento que une ação e reflexão, enfim a educação ambiental seria um mundo diferente para todos.
Sobre Paulo Freire, ele foi educador e escritor, suas obras foram escritas em diversos idiomas, se formou em Direito, mas exerceu a função de pedagogo para adultos, como uma forma de mudar o mundo em sua concepção educacional, Posteriormente também se formou em professor universitário. Também participou de diversos movimentos progressistas que defendiam desenvolvimento políticos a favor da população, foi convidado pelo Governo Federal para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização.
Sobre as ideias de Paulo Freire, ele pretendia buscar soluções para pratica de convivência social e projetos coletivos de reação à