Relatório
PRÁTICA III – CORRENTE ELÉTRICA NOS CONDUTORES METÁLICOS
Belo Horizonte, 2013 RESUMO
Este relatório apresenta os resultados e as observações obtidas através da análise da medição da tensão sobre o fio de resistência quando o seu comprimento é variado. Com os resultados experimentais obtidos foram calculados a resistividade, o campo elétrico no interior do fio e a densidade de corrente no condutor metálico.
SUMÁRIO
1) OBJETIVO 4
2) INTRODUÇÃO 5
3) DESENVOLVIMENTO 8
4) RESULTADOS 9
5) CONCLUSÃO........................................................................................................10
1) OBJETIVO
Com o auxílio de um voltímetro e de um amperímetro medir a tensão ou diferença de potencial (V) e a corrente (A) entre os diferentes pontos situados (variados) sobre um condutor metálico.
A partir dos valores encontrados para a tensão (V) e corrente (A) determinar os valores da resistência (R) sobre o condutor metálico. Construir o gráfico R x L, após a análise da curva encontrada, determinar a resistividade elétrica (ρ) do material que compõe o condutor metálico.
2) INTRODUÇÃO
2.1 A TENSÃO ELÉTRICA (V) ENTRE DOIS PONTOS DE UMA REGIÃO DE CAMPO ELÉTRICO UNIFORME (Ē)
Pode-se definir campo elétrico uniforme como sendo a região do espaço ao redor de uma superfície plana onde o campo tem mesma direção, sentido e módulo. Este campo é gerado a partir de uma superfície plana com distribuição uniforme de carga elétrica, isto é, a quantidade de carga (Q) em qualquer área (A) ao redor desta superfície plana é igual. Equação 1.
Onde (ϭ) é a distribuição de carga elétrica;
Quando um fio condutor metálico de secção uniforme é ligado a uma fonte de tensão (Vcc), a distribuição uniforme de carga elétrica (ϭ) gera em seu interior um campo