transformaçao do mundo
2- Marta Maria Pernambuco, física, doutora em educação, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Antônio Fernando Golvea da Silva, biólogo, doutor em educação e professor da Universidade Federal de São Carlos são os autores do capítulo “A Educação e a Transformação do Mundo”, encontrado no livro “Pensar o ambiente”.
3- Este capítulo é dividido em três partes, a primeira fala da desigualdade social e do meio ambiente, a segunda fala sobre Paulo Freire e a terceira sobre suas ideias .
4- Na primeira parte deste capítulo a autora com o intuito de chamar a atenção para o problema ambiental enfrentado nos dias atuais, faz referencia a preocupação que Paulo Freire demonstrava com o meio ambiente, considerando que por meio da educação se torna possível uma transformação ambiental. 4- Na segunda parte é apresentada a biografia deste autor e a sua trajetória em busca de acrescentar a educação e ao meio ambiente, lutando por diversos movimentos com o objetivo de ampliar e desenvolver uma política social. 4- Na terceira parte, a autora destaca as ideias defendidas por Paulo Freire e fala a respeito de sua metodologia centrada na cultura que permitiu criar uma nova realidade, visando a transformação em relação à desigualdade social a partir de uma consciência crítica.
5- A autora destaca as ideias defendidas por Paulo Freire, as quais fizeram grandes contribuições para a educação ambiental, pois elas mostram que para uma ideia dar certo é necessário uma ação conjunta. De uma forma rebuscada a autora simplifica o complexo assunto sobre educação como partida inicial para a transformação do mundo.
6- Este