Educação e a transformação do mundo
Esse trabalho é uma resenha critica, e esse capítulo nos diz que a importância da formação e do cidadão na construção social, prática política pedagógica, ética, sensibilidade e na transformação pessoal e social. Fazendo nos pensar sobre a importância da Educação Ambiental, propondo educação interdisciplinar, transversal, de saberes, atitudes, comprometendo com um projeto de cidadania com ações que promovam a mudança do mundo.
Em 1921 nasceu Paulo Freire, ele se formou em Direito na década de 40, tornou se um educar, no ano de 1947 e 1954 foi trabalhar no SESI, com alfabetização de adulto, com sua deliberação de trabalho foi chamado pelo Governo Federal para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Com o Golpe militar no ano de 1964 foi refugiado para Bolívia em seguida para o Chile, publicou algumas obras comprometido com mudanças sociais profundas. No ano de 1979 ele retorna ao Brasil e tornou-se um professor universitário, fundador do PT, e sempre sendo elogiado e homenageado em outros países. De 1989 a 1991, tornou - se Secretário Municipal de Educação, enfrentado o desafio de gerir uma rede de ensino. Preocupavam-se com a construção de praticas pedagógica, as obras de Freire influenciaram a filosofia e a sociologia com os métodos de Hegel e os teóricos do marxismo. Porém no ano de 1997 tivemos uma grande perda de Paulo Freire, ele morre em São Paulo.
Paulo Freire está centrado na cultura como dimensão, sua noção de diálogo está diretamente vinculada à ação, na medida em que pronuncia o mundo. Para Freire, o verdadeiro diálogo implica de uma só vez, o pensar dialético e a