O mundo dos negros
O Mundo dos Negros Professor: Fernando Taques Disciplina: Sociologia
Ibirama, 2014
O MUNDO DOS NEGROS
Vivemos num mundo que caminha para a era da tecnologia. Vivemos num país movido pelo carnaval, pelo futebol, pelas mulatas dançando. Vivemos ainda numa cidade com costumes e crenças individuais. Nosso lar, nossa família são práticas desses costumes: aplicamos as nossas vontades e o que acreditamos em busca de viver uma vida digna e justa. É em casa, na companhia dos familiares que aprendemos a viver em sociedade, aprendemos o que é certo e errado, de acordo com nossa tradição, já que esse conceito de “certo e errado” varia de acordo com o que acreditamos. Existe, porém, pontos que se assemelham em todas as tradições. Exemplo disso é o preconceito racial, que é a forma de preconceito que mais existe em todo o mundo, onde as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça, como nome já diz. Em especial aqui, trataremos do preconceito racial sofrido pela raça negra, que existe praticamente em todo o mundo. Abordaremos o surgimento de tal ação, as consequências disso na sociedade e o quanto as pessoas já lutaram para acabar com esse ato.
Segundo o dicionário, preconceito racial refere-se a opiniões formadas antes de ter os conhecimentos adequados sobre pessoas ou grupos. A antipatia ou ódio a raças, religiões, classes sociais diferentes. Em especial nesse caso, o preconceito racial é não aceitar determinada raça por não se encaixar nos “padrões”. O que é um total descaso, logo que não existem padrões: viemos do mesmo lugar e para o mesmo lugar vamos, o difícil é isso ser aceito por todos.
O preconceito por pessoas de cor (negra) sempre existiu, só que em doses diferentes. Desde a época dos escravos já existia a repressão e a exclusão desses da sociedade: eram obrigados a trabalhar de graça e ficarem longe das propriedades dos donos. Dormiam em senzalas, com péssimas condições de