O mundo antigo/ Esparta e ideal Homérico
• Compreender as propostas pedagógicas do mundo antigo, especialmente a educação grega.
• Estabelecer uma relação entre a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do Estado.
RA 1116221
Turma: DGLA 1301 ARTK
Aluna: Josiane Gregório de Oliveira Luz
Curso: Licenciatura em Arte
O processo de educação nas escolas na idade média era de total responsabilidade da igreja, as escolas funcionavam junto á catedrais ou á escolas monásticas ( escolas formadas por monges). A igreja foi um instrumento fundamental no processo de educação nesse período.
Na idade média o antigo Egito, se mostrou uma civilização atualizada, com esse desenvolvimento na civilização, a sociedade crescia e passava essa sabedoria de geração para geração.
Mas nesse período, não havia organização na educação, mas essa dificuldade foi somente no início.
Todo esse saber era passado sobre tudo para as classes dominantes, mas assim diminuía o poder e controle político. Logo sendo formados dois modos de educação. Um modo para a classe nobre e outro para os plebeus, essa foi a marca registrada da educação no antigo Egito.
Os gregos antigos, nesta questão estão adiantados, tendo elevado o homem como parte fundamental e única na história. E com a sociedade em processo de desenvolvimento surge a necessidade de uma nova educação (Paideia) houve a mistura de culturas, cada um tendo sua própria identidade e conceito.
A educação no império Romano, era voltada para a sociedade e a conservação de seus costumes. Essa educação foi se alterando ao poucos tendo sua cultura e educação modificada, e assim o império Romano foi sendo alterado pelos costumes grego. Sendo reformulado com uma nova cultura com novos conceitos e crenças.
Na sociedade de Esparta, era criada a índole grotesca de pura arrogância e um idealismo de nunca serem derrotados.
Era difícil para as mães e pais verem os seus filhos sendo tirados de seus lares, para serem preparados