o ontem e o hoje da educção
O ONTEM E O HOJE DA EDUCAÇÃO
selma dos santos batista
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ-RO
2013 _____________________________________________________________________________________________
Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLA
Fundamentos da educação
OBJETIVO:
Compreender as proposta pedagógicas do mundo antigo, especialmente a educação grega.
Estabelecer uma relação entre a Educação espartana, o ideal homérico e a defesa do estado.
A educação no período homérico era compreendida e baseada na religião dos antigos gregos. A Educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência. A primeira versão da Paideia Grega.
Nesse período, o povo grego não dominava a arte de lê e escrever, então a Educação era transmetida oralmente. O processo de formação dos jovens gregos era por meio de disputa e da concorrência porque eles acreditavam que esse era o caminho para a formação e o desenvolvimento dos homens.
Esse modelo de Educação foi revelada pelo o Ostracismo.No entanto com o passar do tempo rompeu a cultura grega e dormiu a cultura ocidental. Nessa época é denominado o período clássico. Foi revelados dois modelos diferentes de Educação, Esparta e Antenas.
Esparta: Na Educação espartana, as crianças quando completava sete anos não podia ser criados e Educados pelos seus pais; o conselho de Educação arrancava-os do seio de sua família para ser educado sob a direção do conselho. Os meninos eram frequentemente submetido a um regulamento bruto. Eles tinham que trabalhar e brincar juntos para torna-los fortes e destemidos. A educação era um constante aprendizado de obdiência.
O centro de educação da época só ensinavam estritamente o necessário, o restante do tempo eram dedicados a obedecer regras e vencer combates. Quando cresciam um pouco mais o treinamento eram ainda mais severo e na maior parte do tempo andavam nus e descalço.depois