Poluição das águas
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
CAMPUS III – BANANEIRAS – PB
Bacharelado em Agroindústria
Disciplina: Ciências do ambiente
Professor: Kleber Brito
Poluição das águas por resíduos da Agroindústria
Jociane Geyse de Oliveira
Bananeiras - PB, outubro de 2012
INTRODUÇÃO
As atividades agropecuárias e de processamento de produtos agropecuários têm proporcionado sérios problemas de poluição no solo, em águas superficiais e em águas subterrâneas. Como os resíduos de atividades agroindustriais (aí incluídas atividades agropecuárias) apresentam, em geral, grande concentração de material orgânico, o seu lançamento em corpos hídricos pode proporcionar grande decréscimo na concentração de oxigênio dissolvido nesse meio, cuja magnitude depende da concentração de carga orgânica e da quantidade lançada, além da vazão do curso d'água receptor.
Os resíduos agroindustriais são gerados no processamento de alimentos, fibras, couro, madeira, produção de açúcar e álcool, etc., sendo sua produção, geralmente, sazonal, condicionada pela maturidade da cultura ou oferta da matéria-prima. Mas também resíduos animais de explorações pecuárias que são usadas como matérias-primas pelo setor agroindustrial. As águas residuárias podem ser o resultado da lavagem do produto, escaldamento, cozimento, pasteurização, resfriamento e lavagem do equipamento de processamento e das instalações. Os resíduos sólidos são constituídos pelas sobras de processo, descartes e lixo proveniente de embalagens, lodo de sistemas de tratamento de águas residuárias, além de lixo gerado no refeitório, pátio e escritório da agroindústria e/ou de outras atividades que incluem dejetos bovinos, suínos, avícolas, eqüinos, piscícolas, entre outros.
Como já dito antes, não podemos nos preocupar apenas com o destino dos resíduos da agroindústria, mas também com o uso dos insumos usados na produção de matérias-prima para essas