O MULTICULTURALISMO E SUAS DIVERSIDADES CULTURAIS NAS ESCOLAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEGADOGIA
ALUNO: Elizabeth Silva de Lima RA: 8396850812
O MULTICULTURALISMO E SUAS DIVERSIDADES CULTURAIS NAS ESCOLAS
Tutor: Esp. Luziane Raniere da Silva
CURRAIS NOVOS – RN
24 - 04 - 2014
INTRODUÇÃO
Vimos que no multiculturalismo mostra as mais diversas formas de educar e que nesse contexto envolve varias leis para que a educação seja proveitosa para todos com o sentido de ensinar a cultura em que cada um vive e para que tenham o conhecimento da diversidade humana. Sendo assim a diversidade e o multiculturalismo tem o objetivo de mostrar as escolas os direitos e deveres de alunos e educadores. Portanto, o objetivo é que as escolas mostrem a diversidade na educação, mesmo que seja difícil, mais é um desafio a se tentar. DESENVOLVIMENTO Ao tratar da diversidade humana na escola, foram abordadas algumas normas que deverão ser adotadas que falam sobre a importância da diversidade em um grupo escolar.
Por isso a Escola Saber Conviver e sua equipe pedagógica montaram um projeto na qual abordam algumas questões sobre o multiculturalismo e algumas leis que devem ser aplicadas. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
A diversidade das sociedades humanas não se explica pela diferença genética — a variação dos caracteres genéticos internos de qualquer grupo é muito grande —, mas sim pela cultura. A divisão biológica da espécie humana não implica hierarquia, ainda que diferentes visões de mundo expliquem de múltiplas formas a diversidade humana. Do ponto de vista de dignidade, de Direitos Universais, há uma só humanidade.
É discutida a valorização de diferentes culturas que abordam conceitos sobre o conhecimento da historia de povos que ajudaram a formar o Brasil com o intuito de mostrar que a espécie humana pode – se viver de muitas formas respeitando a diferença um do outro.
A Lei de Diretrizes