Radioatividade e suas aplicações na industria
Curso: Engenharia Básica
Disciplina: Homem e Sociedade
Alunos: Fernanda de S. Candido RA: A83679-9
Larissa M. Costa RA: A963DJ-2
Marcelo O. Felipe RA: A830EE-9
Rafael S. de Oliveira RA:B07241-5
Rafael V. M. Mendes RA: A956HC-8
Raphael T. Soares RA: A94370-6
Tema: Multiculturalismo
04 de maio de 2011
MULTICULTURALISMO
Introdução
Multiculturalismo ou pluralismo cultural é um termo que descreve a existência de muitas culturas em um mesmo local. O multiculturalismo implica reivindicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outros). O multiculturalismo opõe-se ao que ele que julga ser uma forma de etnocentrismo.
O multiculturalismo implica basicamente a transição de uma cultura comum ou homogênea, visando a inclusão dos racial e sexualmente excluídos, e de vozes daqueles que tem sobrevivido nas franjas do poder central ou nas margens dos cânones literários e culturais.
O multiculturalismo é configurado como a expressão de uma nova sensibilidade cultural, crítica, pós-industrial, que recusa a cultura como a única que procura articular sistemas de valores abalados, os quais teriam lavado à desintegração da cultura “cultivada” e ao seu desmembramento em cultura de massas, cultura popular, cultura de elite, sub-culturas, contra-culturas, de modo a esvaziar de sentido a própria noção de cultura.
O multiculturalismo pode se distinguir em varias modalidades de posições culturais:
* Multiculturalismo Conservador: Pretende a construção de uma cultura comum, unitária e nacional, entendendo a diversidade cultural, rácica ou sexual como devendo ser assimilada à cultura tradicional, geralmente definida por padrões patriarcais, brancos, euro-americanos.
* Multiculturalismo Liberal: Visa políticas de assimilação, e embora presuma que vivemos numa cultura igualitária em termos de raça ou sexo, aponta as desigualdades de oportunidades educativas nos sistemas