Aula 1 Multiculturalismo
TEMA 1: CONCEITOS INICIAS DO MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO – 26/02/2014.
Na sociedade atual é impossível falar em educação sem pensar em sujeitos culturais. O ser humano é um ser cultural que produz e aprende elementos de sua cultura ao longo de sua existência, costumes, modos de pensar, comportamentos e conhecimentos; tudo isso faz parte da bagagem cultural trazida pelos sujeitos ao ambiente social e educacional.
Apesar de reconhecer a presença das culturas, o currículo das escolas é homogeneizado, padronizado e monocultural. Podemos ver essa temática no clipe da banda Pink Floyd: Another Brinck In The Wall: o discurso da escola parece não abraçar a diversidade de culturas e encontramos uma crise na relação entre sujeitos educativos e suas identidades.
Segundo Vera Maria Candal em seu texto Multiculturalismo: Desafios para a prática pedagógica: “os desafios da prática escolar diante do multiculturalismo abrange: universalização da escolarização; qualidade da educação; projetos político pedagógico, currículos escolares; dinâmica interna da escola e formação continuada”.
Existe uma relação própria entre educação e cultura, nesta relação, fica claro que a diversidade é um desafio urgente para o qual a educação deve dar respostas conscientes e práticas. Na sociedade moderna, o tema da diversidade foi tratado de duas formas: assimilando o diferente e fazendo com que ele se adequasse às estruturas unitárias e homogêneas, ou segregando o diferente, deixando-o de fora dos padrões ditos normais pela maioria da sociedade.
A escola se encontra diante de uma sociedade globalizada, na qual a diversidade é cada vez mais forte e o multiculturalismo cada vez mais urgente. É preciso romper com estruturas rígidas e práticas segregadoras e excludentes, é necessário perceber que cada um tem a sua identidade, reconhecer e respeitas as diferenças do outro.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 e as Diretrizes elaboradas pelo Governo Federal para a